Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

Sucesso do 14º Prêmio Brasil Ambiental

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

Sucesso do 14º Prêmio Brasil Ambiental

Comissão Julgadora do 14º Prêmio Brasil Ambiental

O Prêmio Brasil Ambiental é uma das premiações mais tradicionais no reconhecimento das práticas sustentáveis do setor empresarial. Criado em 2005 pelo Comitê de Meio Ambiente da Câmara de Comércio Americana do Rio de Janeiro, a iniciativa é aberta à todas as organizações que adotam a sustentabilidade como o pilar estratégico e protagonizam o desenvolvimento econômico do Brasil. Já foram premiados 105 projetos de mais de 58 empresas diferentes. Esse ano, em sua 14ª edição, ocorrida no dia 6/12, a Polen – Solução e Valoração de Resíduos entrou como apoiadora oficial e integrante da comissão julgadora, representada através de seu CEO, Renato Paquet, na categoria “Empreendedorismo Sustentável”.

Sete categorias foram julgadas: Empreendedorismo Sustentável, Água, Ecossistemas, Emissões Atmosféricas, Inovação, Resíduos Sólidos e Responsabilidade Socioambiental.

Para a avaliação dos mais de 45 projetos inscritos, o time de jurados foi montado por especialistas de diferentes instituições: Renato Paquet, Diretor-Presidente de Cleantechs da Associação Brasileira de Startups e CEO e fundador da Polen; Adilson Gil, superintendente substituto do Ibama no Rio de Janeiro; Cláudio Fernando Mahler, coordenador do Grupo de Estudo em Tratamento de Resíduos Sólidos da UFRJ; José Carlos Pinto, diretor executivo do Parque Tecnológico da UFRJ; Daniel Miorando Morita, analista de Projetos da FINEP; João Gabriel Hargreaves, diretor do Instituto Gênesis da PUC-Rio; Telmo Borges, superintendente de Planejamento Ambiental e Gestão Ecossistêmica da Secretaria de Estado do Ambiente; Vandré Brilhante, diretor-presidente do Cieds; Simone Siag Oigman Pszczol, diretora executiva do Instituto Br Bio; Luciana Freitas, gerente do Setor de Logística Reversa na BVRio; Natalie Unterstell, secretária executiva adjunta do Fórum Brasileiro de Mudança do Clima; Sérgio Besserman Vianna, presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro; Maria Aparecida Borges Pimentel Vargas, presidente do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Estado do Rio de Janeiro (CERHI-RJ); e Ricardo Novaes, especialista em Recursos Hídricos do WWF-Brasil.

Os empresas vencedoras foram:

  • Empreendedorismo Sustentável: O2eco Tecnologia Ambiental. Projeto: “Redução de cianobactérias utilizando tecnologia disruptiva”. Após a instalação de ferramentas no Lago do Parque da Cidade de São José dos Campos, o espaço apresentou redução de mais de 82% no período de 4 semanas das cianobactérias.

 

  • Água: Sofitel Guarujá Jequitimar. Projeto: “Emissão Zero Efluentes Líquidos”. A organização deixou de emitir 65 milhões de litros de efluente e reduziu o consumo de 40 milhões de litros de água.

 

  • Ecossistemas: Prumo Logística. Projeto: “Conservação do ecossistema de restinga na região norte fluminense – Porto do Açu”. Com um investimento de aproximadamente 30 milhões de reais, foi criada a maior unidade de conservação privada de restinga do Brasil, com aproximadamente 40 km² dedicados à conservação e preservação do meio ambiente.

 

  • Emissões Atmosféricas: Votorantim Cimentos. Projeto: “Caroço de açaí como substituto ao coque de petróleo”. Entre os resultados da atividade estão a promoção da economia circular com foco na minimização da disposição inadequada do caroço de açaí, apresentando uma nova opção de destinação aos resíduos.

 

  • Resíduos Sólidos: Celulose Irani. Projeto: “Produção de Briquetes de Carvão a Partir de Resíduos Industriais”. Colocou em prática o conceito de economia circular e agregação de valor a um resíduo anteriormente destinado ao aterro industrial.

 

  • Inovação: Engie Brasil Participações. Projeto: “Sistema de Semáforos Inteligentes de Niterói”. O trabalho apresenta uma redução expressiva do tempo de deslocamento durante os horários de maior congestionamento da Cidade ao utilizar um conjunto de tecnologias pioneiras na América do Sul, a partir do resultado das avaliações da fase inicial e final do projeto.

 

  • Responsabilidade Socioambiental: CPFL Renováveis. Projeto: “Programa Raízes: Segurança Hídrica no Semiárido do Rio Grande do Norte”. Possibilitou acesso à água dessalinizada para mais de 629 famílias, desenvolvimento de capacidades por 449 famílias para gestão colaborativa e coletiva de estruturas de abastecimento hídrico em nível comunitário e fortalecimento organizativo de nove associações comunitárias.

Além da premiação, o evento contou com uma Conferência de Sustentabilidade pautada pelo tema “Inovação à serviço da sustentabilidade”. O tema foi discutido pelos seguintes palestrantes e convidados: Antônio Celso Junqueira Borges, coordenador-geral de Licenciamento Ambiental de Empreendimentos Marinhos e Costeiros do Ibama; Fernando Senna, fundador da Orbita; Luis Sabbado, gerente de Geoinformações e Desenvolvimento Florestal da Fibria; Beatriz Luz, fundadora do Exchange 4 Change Brasil e Núcleo de Economia Circular; Daniela Baccas, chefe do Departamento de Meio Ambiente e Gestão do Fundo Amazônia do BNDES; e Paulo Mário Correia de Araújo, presidente da Ecology Brasil.

O 14º Prêmio Brasil Ambiental foi um verdadeiro sucesso. As palestras, todas de alto nível, foram enriquecedoras, e os projetos inscritos muito inspiradores. Caso não tenha comparecido esse ano, já se organize para o próximo!

Veja mais fotos do evento: https://www.flickr.com/photos/amchamrio/sets/72157703024072281

Renato Paquet, CEO da Polen e Jurado do 14º Prêmio Brasil Ambiental, entregando a premiação da categoria empreendedorismo sustentável

Renato Paquet, CEO da Polen e Jurado do 14º Prêmio Brasil Ambiental, entregando a premiação da categoria Empreendedorismo Sustentável

Cadastre-se gratuitamente na Plataforma da Polen!

Um comentário

  1. Lilian Gama disse:

    Excelente iniciativas ambientáis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *