Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

Resíduos de Madeira: como reaproveitar?

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

Resíduos de Madeira: como reaproveitar?

Resíduos de Madeira: como reaproveitar?

A madeira é uma matéria-prima muito utilizada aqui no Brasil, especialmente no ramo da construção civil. Ela serve como escora, viga e também para dar forma a alguns materiais, como as colunas feitas de cimento, por exemplo.

Como consequência desse uso, temos uma grande quantidade de resíduos de madeira que precisam ser reaproveitados ou destinados corretamente. Mas de que forma fazer isso? Como aproveitar os resíduos de madeira que sobram no final das grandes construções e evitar que eles prejudiquem o meio ambiente? Leia esse texto e entenda!

Resíduos de madeira na construção civil

A construção civil costuma utilizar muita madeira nas obras
A construção civil costuma utilizar muita madeira nas obras

A madeira que sobra das grandes obras normalmente não é reutilizada em sua totalidade. Por exemplo, a madeira descartada nas serrarias pode se transformar em peças menores, como caibros, e até se transformar em carvão.

Já os resíduos da madeira utilizada pela indústria de celulose são usados como biomassa e transformados em energia. Ou seja, há melhor aproveitamento da madeira dentro da indústria que a utiliza como matéria-prima.

No entanto, na construção civil, a madeira que não é mais necessária costuma servir de entulho ou é jogada em aterros sanitários, piorando a grave situação ambiental do nosso planeta. O ideal – e recomendado – é que as empresas responsáveis reutilizem essa matéria-prima em construções posteriores, mas nem sempre isso é possível por causa do próprio desgaste da peça.

Algumas construtoras estão buscando formas de substituir a madeira nas obras por produtos de plástico ou de metal, que têm mais durabilidade. Enquanto essa mudança não acontece, é preciso encontrar maneiras eficientes de dar um fim à madeira que não pode apenas ser jogada fora.

O que diz a lei sobre o descarte de resíduos

O gerenciamento de resíduos sólidos está amparado pela Lei nº 12.305/10, que prevê um conjunto de ações visando não só o correto descarte desse tipo de material, mas também a diminuição da sua produção, bem como ao estímulo aos hábitos de consumo mais sustentáveis.

Segundo a lei, resíduos que ainda possuam algum valor econômico devem ser reaproveitados. Já aquele que não tem serventia deve receber destinação correta, sustentável, com foco na saúde do meio ambiente.

A lei também é clara em relação à responsabilidade deste descarte, dividindo-a entre todos os geradores de resíduos, como fabricantes, importadores, comerciantes e consumidores.

Temos ainda a Resolução CONAMA nº 307/02, do Conselho Nacional do Meio Ambiente, que estabelece diretrizes para o gerenciamento correto de sobra de materiais oriundos especialmente da construção civil, com o intuito de reduzir os impactos ambientais causados pelo seu descarte incorreto.

Como reaproveitar os resíduos de madeira

O resíduo de madeira pode ser utilizado em um novo móvel
O resíduo de madeira pode ser utilizado em um novo móvel

Entulhos de obras jamais devem ser lançados no meio ambiente, isto é, abandonados em ruas, praças ou despejados nos rios. Assim como o plástico, a madeira e outros dejetos das construções, como tinta, cola, vidros e fios, por exemplo, demoram anos para se decompor e causam grande estrago ambiental. O reaproveitamento de madeira é a escolha correta.

Reutilização do material

A madeira que já não serve para a próxima obra pode ser reutilizada e transformada em um móvel de valor acessível, caixotes, ripas, etc. Para isso, o material deve ser separado dos demais e estar bem conservado.

Trituração

A trituração da madeira também é uma alternativa que, além de gerar menos resíduo, ainda causa impactos positivos na elaboração de novos objetos. Peças de MDF, por exemplo, levam em sua composição o pó da madeira que foi triturada anteriormente.

Geração de energia

Assim como acontece nas grandes indústrias, os pedaços de madeira são reutilizados como biomassa para a geração de energia, proporcionando grande economia de combustível nesses estabelecimentos.

Como fazer o descarte responsável

Na ausência de uma alternativa viável para reaproveitar os resíduos de madeira, o correto é o descarte responsável. Algumas cidades oferecem um sistema de recolhimento desse tipo de material. Mesmo que haja algumas limitações em relação à quantidade, é um serviço que deve ser analisado pela empresa responsável pelo entulho.

Outra maneira de dar um fim digno aos resíduos de madeira é oferecendo o material às organizações que o reaproveitam, transformando-o em móveis para famílias carentes ou até envolvendo essas famílias na produção de novas peças, gerando emprego e renda.

Como vender ou comprar resíduos de madeira

A madeira que seria descartada também pode ser comercializada e gerar lucros às empresas, em vez de causar prejuízos financeiros e ambientais. Uma opção para realizar essa transação acontece em uma plataforma online de comercialização de resíduos e envolve não só restos de madeira, mas de qualquer outro material. Seu nome é Plataforma da Polen.

A Plataforma conecta a empresas fornecedoras com a empresas compradoras dos resíduos. Por meio de um cadastro gratuito na plataforma, o interessado em comprar resíduos faz um anúncio de compra, enquanto quem deseja comercializar o material anuncia a venda do material.

Se as empresas não dispuserem de transporte próprio para coleta ou entrega do material, a Polen dispõe de transportadoras parceiras a serem contratas pela Plataforma. Para garantir a total segurança da transação, também é possível contratar seguradoras que cobrem possíveis acidentes ambientais ou perda do material.

A comercialização de resíduos é uma maneira prática e economicamente viável para todos os geradores de resíduos, e a Plataforma da Polen é reconhecida no mercado e referência nesse tipo de transação.

Reaproveitar os resíduos de madeira, plástico e outros materiais pode ser um grande desafio para as pequenas e as grandes empresas. No entanto, existem soluções diversas, eficazes e sustentáveis para aproveitar esses materiais, gerando impactos positivos na economia, na sociedade e no meio ambiente.

Entendeu como reaproveitar os resíduos de madeira da sua empresa? O que acha de agora entender como ganhar dinheiro com reciclagem de resíduos?

Baixe agora o ebook gratuito "5 métodos para a Valorização de Resíduos"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *