Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

Logística Reversa, Sustentabilidade e Valoração de Resíduos: entenda a relação

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

Logística Reversa, Sustentabilidade e Valoração de Resíduos: entenda a relação

Sem tempo para ler? Ouça a matéria clicando no player abaixo!

Logística Reversa: o que é?

Só se faz possível compreender a relação entre logística reversa e sustentabilidade, entendendo plenamente o que esses termos significam. Começaremos pelo primeiro:

Logística reversa é um pensamento estratégico de ações que vai contra a logística tradicional e visa o recolhimento e reaproveitamento de materiais já utilizados no processo de produção, trazendo tais resíduos sólidos de volta ao ciclo de vida empresarial, ou buscam alguma outra destinação ambientalmente correta. Ela pode ser considerada um instrumento da economia circular.

É importante ressaltar que as próprias empresas produtoras e que disponibilizam esses produtos ao consumidor final, são responsáveis por essa destinação, segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), e objetiva que elas destinem corretamente 22% dos seus resíduos à partir desse ano, com meta para chegarem à, no mínimo, 50% dos seus resíduos em 3 anos.

 

Logística Reversa

Logística Reversa

     Créditos: Ius Natura (iusnatura.com.br)

 

Afinal, o que é sustentabilidade?

Assimilando logística reversa, partimos para sustentabilidade. Uma das principais definições é de 1987, conceituada na Comissão Brundtland, que diz: “O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.“ Basicamente, para a empresa se desenvolver sustentavelmente, deve-se pensar em práticas que a sustentem sem que prejudique as gerações posteriores.

Em 1992, na Eco 92, foi sintetizado que o desenvolvimento sustentável se baseava nos seguintes pilares: econômico, ambiental e social. Para uma empresa ter um crescimento sustentável, as ações necessitam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas concomitantemente. Esse conjunto ficou conhecida como triple-bottom line ou tripé da sustentabilidade.

 

Tripe da Sustentabilidade

Tripé da Sustentabilidade

    Créditos: Logística Reversa.ORG (logisticareversa.org)

 

 

Qual a relação de logística reversa com sustentabilidade?

Após compreender o significado dos dois termos, a relação entre eles vira quase intuitiva.

Pensemos: sustentabilidade visa um desenvolvimento que seja ótimo para a empresa e que não comprometa as próximas gerações, levando em consideração seu tripé. A logística reversa atende e envolve todos os requisitos e traz uma série de benefícios aos produtores, consumidores finais e ao meio ambiente.

Organizando os fluxos dos resíduos, entendendo onde estão os micros, pequenos, médios e grandes geradores, melhorando a coleta e fazendo uma triagem eficiente, conseguimos viabilizar a criação de novas rotas mais sustentáveis para a destinação, como por exemplo, vendendo estes resíduos como matéria-prima para outras empresas. O impacto sobre o planeta é reduzido, consequentemente a qualidade de vida das pessoas aumenta com a maior conservação de recursos ecossistêmicos e a empresa ainda reduz seus custos através da valoração de resíduos, seja em sua venda ou em sua utilização como matéria-prima.

Além disso, a empresa ainda obtém o valor agregado ecofriendly, ou empresa sustentável, o que monta uma imagem positiva da marca, ainda mais nos tempos atuais. O aumento da preocupação dos consumidores com a pegada ecológica no seu consumo tem aumentado a demanda por produtos mais sustentáveis e fomentando um nicho de mercado fiel e engajado.

Na prática, como funciona?

O mercado que antes se restringia às ações ecológicas pontuais, hoje produz diversos produtos inovadores, lucrativos e realmente sustentáveis.

Podemos exemplificar: bicicletas com quadros feitos de plástico reciclado, estofamento de carros com preenchimento feito à partir de resíduos têxteis, cadeiras feitas à partir da prensagem térmica de copos descartáveis, camisas de PET, calotas de carro feitas à partir de sobras de processos industriais, tênis e roupas feitas à partir de tecidos que eram descartados e agora são desfibrados, cascas de ovos virando esfoliantes, sobras da produção de cadeados e fechaduras se transformando em brincos e pulseiras… e muito mais.

Estes são apenas alguns exemplos que nos saltam aos olhos imediatamente. É fundamental e extremamente vantajoso olhar para o processo produtivo como um todo e enxergar onde os resíduos da sua ou de indústria servem ao seu processo. É corte de custo, produto reciclado e um mercado consumidor assíduo para consumir com a consciência mais leve!

Além disso, fica a dica: é hora de entrar na conta a pegada de carbono na produção e transporte do seu material. Com iniciativas para a precificação do carbono avançando, antecipar-se à legislação e já estruturar uma cadeia produtiva que priorize a redução de emissões vai ser um diferencial…

Ainda assim, da mesma forma que o mercado consumidor cobra das empresas uma produção sustentável, é hora das marcas fazerem campanhas para conscientização e educação para o descarte correto dos resíduos domésticos, facilitando o processo de reciclagem e tornando-o cada vez mais barato. Hoje em dia, dependendo da localização da sua empresa, já é mais barato comprar pellets de resinas plásticas recicladas do que as comuns, e é só o começo.

Uma solução que adapta sua empresa à logística reversa é a Plataforma da Polen. A Plataforma da Polen é uma plataforma online que conecta empresas geradoras de resíduos com empresas que compram esses resíduos para utilizar como matéria-prima. Transacionar pela plataforma aumenta as chances de alcançar compradores e fornecedores qualificados de diversos lugares do Brasil, visto que todos os cadastrados declaram suas licenças ambientais (ou são isentos) e a plataforma é online, o que amplia consideravelmente o alcance de potenciais interessados na transação. A Plataforma também permite acesso a uma gama confiável de transportadores e seguradoras parceiros, eliminando a maior parte dos possíveis riscos do negócio. Além de tudo isso, ela fornece o Selo Polen, uma certificação ambiental que garante a transação sustentável.

Selo Polen significa:

  • Para Vendedores de Resíduos:
    Indica que a sua empresa destinou seus resíduos para uso eficiente, podendo ser reutilizado, remanufaturado ou reutilizado por outra empresa, promovendo a economia circular e logística reversa. Assim, ela se torna parceira do meio ambiente;
  • Para Compradores de Resíduos:
    Indica que sua empresa utiliza resíduos como matéria-prima, deixando de consumir novos recursos naturais, transformando em produtos inovadores mais sustentáveis. Representa seu compromisso com o meio ambiente.

Cadastre sua empresa, é gratuito!

 

Entendeu melhor a relação entre logística reversa e sustentabilidade? Entendeu que faz sentido e que pode ser lucrativo para você? Comece logo a explorar esse novo conceito através da Plataforma da Polen! Convidamos também para nosso novo grupo do Facebook, onde você terá a oportunidade de conhecer outros profissionais da área e se manter informado com as últimas notícias do mercado. Participe clicando em Resíduos Sólidos no Brasil – Polen.

Gostou do artigo? Nos deixe um feedback sobre o que achou aqui embaixo. Até a próxima!
Nova call to action

2 comentários

  1. Bom dia , ao Grupo Polen .

    Foi de total importância este artigo que onde pelo qual pretendo entrar neste mundo de Logistica Reversa e Sustentabilidade e suas explicações foram perfeita pra minha decisão junto como meu socio estamos no desenvolvimento deste projeto …

    Fico muito grato por cada explicação dad nesta pagina .

    Att: Leandro de Paula
    Tec. de Logistica M.W.K Transportes LTDA .

    • Polen - Solução e Valoração de Resíduos disse:

      Que bom que gostou, Leandro. Ficamos felizes em ajudar. Volte sempre para acompanhar nossos conteúdos educativos gratuitos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *