Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

Comprar sucata online é seguro?

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

Comprar sucata online é seguro?

Comprar sucata online é seguro?

Mesmo com a adesão atual em relação às compras pela internet, qualquer modelo de negociação à distância gera algum tipo de desconforto. A insegurança de olhar presencialmente o produto, senti-lo e experimentá-lo é a principal motivação dessa desconfiança. Tratando-se da compra de sucata online, então, é ainda mais complexo.

Isso porque os resíduos passam por processos distintos, tornando impossível sua uniformização. Por isso, muitos se perguntam: comprar sucata online é seguro? Hoje trazemos um texto onde esclarecemos as diferenças do mercado online para o offline, as vantagens do primeiro e como funciona o processo de compra em uma das principais plataformas online de comercialização de resíduos do país. Confira!

Mercado de Sucata Offline x Mercado de Sucata Online

Entre a implementação das obrigatoriedades devido à Política Nacional de Resíduos Sólidos e os altíssimos gastos com os processos de destinação dos resíduos, o mercado de sucata destacou-se como uma ótima solução. A comercialização é uma alternativa rentável, legal e ambientalmente correta e benéfica para a cadeia como um todo.

Apesar de representar uma vantagem clara em relação à contratação de serviços de destinação, o processo de comercialização de resíduos offline nem sempre é simples. O mercado é extremamente pulverizado e informações sobre preço e aplicação destes materiais são escassas ou inexistentes, isso muitas vezes inviabiliza o processo e faz com que grandes oportunidades sejam desperdiçadas.

Nos últimos anos, porém, avanços na tecnologia aumentaram muito o alcance, a rapidez e a segurança de transações comerciais feitas online, e pavimentaram o caminho para o surgimento de Plataformas Online de Comercialização de Resíduos.  Tais plataformas funcionam como um mercado virtual onde é possível negociar sucata entre empresas. São diversos benefícios em comparação ao mercado offline, como:

  • Simplicidade no processo: A compra de resíduos online é extremamente centralizada, já que tudo pode ser feito na mesma plataforma. Nela você encontra diversos fornecedores, preços, prazos e distâncias, realiza a compra e pode até a contratar transporte e seguro, tornando o processo muito mais simples;
  • Preço: Uma das principais vantagens da compra de resíduos online é o preço. Como você está em uma plataforma online, você ultrapassa os limites geográficos e acessa empresas espalhadas por todo o Brasil, podendo fazer um estudo mais abrangente de valores e alcançar preços mais acessíveis;
  • Fluxo contínuo de matéria-prima: Por receber ofertas de diferentes fornecedores espalhados pelo país, sua empresa conta com uma garantia maior de constância na aquisição dos materiais pois não se torna refém da disponibilidade de poucas empresas da região.

Mas a compra de sucata online é segura?

Apesar das claras vantagens, a distância do resíduo continua sendo motivo de insegurança, conforme comentado anteriormente. É preciso ter muita atenção para que o material esteja de acordo com a sua expectativa e seja de fato o necessário para a operação.

Contar com canais práticos e confiáveis é fator determinante para a transação online ter sucesso. Felizmente, existem ferramentas que buscam proporcionar a maior segurança possível aos seus usuários para que as transações sejam efetuadas sem muitas preocupações. A Plataforma da Polen é um exemplo dessas ferramentas, uma das maiores plataformas que você encontrará no Brasil e será o exemplo da segurança desse mercado.

Atentos à necessidade do comprador em analisar a qualidade do material, em nossa plataforma, os fornecedores têm a opção de anexar vídeos demonstrativos, certificados, relatórios, licenças e outros documentos comprobatórios para verificação dos compradores.

Além disso, é possível solicitar amostras para testes prévios antes da compra, tudo intermediado por nossos consultores internos que auxiliam na negociação. Essa função permite que os resíduos sejam apresentados mantendo-se o caráter anônimo das duas partes, o que garante uma segurança ainda maior, inclusive na barganha de preços.

Outro fator fundamental é o formato de pagamento em garantia: o fornecedor do resíduo somente recebe o valor pago após o comprador confirmar o recebimento do material nas devidas condições previamente acordadas.

Entendemos a necessidade de confirmar se o produto está nas condições que sua empresa precisa, por isso, tomamos todas as medidas necessárias para que você possa atestar sua qualidade.

Como funciona o processo de compra

A fim de facilitar a compreensão do processo de compra de sucata online pela Plataforma da Polen, montamos o seguinte passo a passo:

  1. O comprador faz o cadastro de sua empresa na plataforma gratuitamente, assim como o fornecedor.
  2. Após o cadastro, os compradores precisam anunciar suas demandas, também sem custos, demonstrando seu interesse na compra de determinados resíduos. Se as demandas não forem anunciadas, um dos consultores internos da Plataforma entra em contato com a empresa para entender melhor suas necessidades.
  3. Os usuários podem acessar os anúncios de venda disponíveis pelos fornecedores e, paralelamente, os consultores da Polen observam as melhores oportunidades e contatam os cadastrados quando potenciais transações são encontradas;
  4. Havendo interesse das duas partes, os usuários começam a negociar entre si em chats anônimos da plataforma e/ou por intermediação de nossos consultores. Caso necessário, esse é o momento de solicitar os vídeos, licenças e amostras para avaliação.
  5. Fechando o valor a ser transacionado, é hora de decidir como o resíduo será transportado. Caso os participantes não possuam transporte próprio, é possível contratar um serviço de transporte de cargas para que o resíduo chegue à empresa compradora;
  6. Já que o tema é segurança, ainda é possível contratar seguros para garantir que os resíduos estão completamente protegidos de qualquer acidente no percurso ou com o roubo de cargas;
  7. Com tudo pronto, para facilitar o pagamento, é emitido um único boleto bancário pelo sistema;
  8. O valor fica retido com a Polen até a empresa compradora certificar o recebimento do material conforme acordado. Caso o material entregue na instalações não corresponda ao que foi apresentado na fase de negociação, o pagamento é ressarcido.

Ficou claro como o processo é seguro? Além de você apenas negociar com empresas cadastradas, o processo é bem transparente para todos os três personagens envolvidos. Caso tenha ficado com qualquer qualquer dúvida, comente abaixo que esclarecemos! Pronto para se unir à nossa comunidade? Cadastre sua empresa gratuitamente!

Cadastre-se gratuitamente na Plataforma da Polen!

2 comentários

  1. Jonh disse:

    Vcs compram cobre fio

    • Polen - Solução e Valoração de Resíduos disse:

      Olá, John! Como vai?

      Nós não compramos resíduos, mas conectamos empresas interessadas em vender os materiais com empresas que os compram na Plataforma da Polen. Anuncie gratuitamente a venda de seu cobre no nosso site https://www.brpolen.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *