Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

Como fazer a reciclagem de papelão?

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

Como fazer a reciclagem de papelão?

Como fazer a reciclagem de papelão?

Você sabia que 85% de todos os produtos consumidos ao redor do mundo estão em embalagens de papelão?  Esse material é muito fabricado e distribuído, e a preocupação com a reciclagem de papelão deve ser fundamental. Se disposto no meio ambiente o papelão pode levar cerca de seis meses para se decompor.

Por conta disso, muitas indústrias brasileiras começaram a investir em sua reciclagem. Através de processos físico-químicos, os resíduos são transformados em um novo produto e, com isso, diminuem-se os impactos na natureza e proporcionam-se benefícios sociais e econômicos para os envolvidos.

Se você quer saber mais sobre o processo de reciclagem desse material e como encontrar a matéria-prima secundária necessária, está no lugar certo.

Por que reciclar papelão?

A reciclagem de papelão pode ser resumida como um reprocessamento das folhas grossas ou papéis rígidos de várias camadas de papelão descartados. Atualmente, segundo o Pensamento Verde, 77,4% do papelão produzido é reciclado, acarretando muitas vantagens, tanto para o ecossistema quanto para as empresas.

Reciclar o papelão é tão importante quanto fabricá-lo ou utilizá-lo. Afinal, esta é a melhor forma de evitar a disposição dos resíduos no meio ambiente, já que metade do papelão coletado é usado para fazer novas caixas desse material, e de reduzir a extração de mais matéria-prima virgem.

Assim, os prejuízos à natureza são minimizados. As aparas tem um destino eco-friendly, são economizados litros de água que seriam utilizados na produção de mais papelões e inúmeras árvores são poupadas – uma vez que uma tonelada de papelão virgem requer três toneladas de árvores derrubadas.

Além disso, a reciclagem também aquece a economia. Novos negócios são gerados, empregos são criados, empresas conseguem economizar gastos na aquisição de novos insumos e indústrias reduzem seus custos com o descarte dos resíduos.

Como é feito o processo de reciclagem de papelão?

Resíduos de papelão enfardados

Para entender o processo de reciclagem do papelão, montamos o seguinte passo a passo:

1. Os papelões recolhidos por catadores ou pela coleta seletiva são separados e levados para as cooperativas especializadas;

2. Assim que o papelão é adquirido por essas cooperativas, elas os separam e encaminham para as indústrias responsáveis por reciclá-los;

3. Depois que as indústrias recicladoras recebem esse papelão, ele passa por um processo de trituração em uma espécie de liquidificador gigante. Isso é feito para quebrar as fibras do papelão em pedaços pequenos;

4. Depois que o material é triturado em pedaços, ele é misturado com água e produtos químicos para quebrar as fibras até que se tornem uma polpa homogênea. Esse processo é denominado Polpação e nele o material despolpado é misturado com uma polpa nova, geralmente a partir de aparas de madeira que ajudam a substância resultante a ficar mais firme;

5. Em seguida, o papelão passará por um processo de centrifugação para que possam ser removidas diversas impurezas como areia, grampos, colas, fitas e outros materiais que, eventualmente, possam estar presos;

6. O próximo passo é a remoção da tinta. Aqui a polpa é colocada em um dispositivo de flutuação repleto de produtos químicos que retiram qualquer corante ou tinta por meio de uma série de filtragens e triagens, clareando o papelão. Essa etapa limpa o material completamente para garantir que esteja pronto para o próximo passo;

7. Assim, a polpa limpa é misturada com novos materiais de produção e é colocada em uma esteira plana sobre superfícies cilíndricas aquecidas. À medida que ela seca, é passada através de uma máquina automatizada que extrai o excesso de água e facilita a formação de uma folha sólida a partir das fibras;

8. Por fim, as chapas de linha são coladas, camada por camada, para formar um novo pedaço de papelão e, quando prensadas, dão origem a uma nova folha de papelão produzida através de matéria-prima secundária.

Como encontrar a matéria-prima secundária necessária?

Para entrar no negócio de reciclagem de papelão, é necessário ter matéria-prima secundária – papelão pós-consumo descartado ou sobras de produção – o suficiente para a produção. A comercialização de resíduos, ou seja, a compra e venda desses materiais, é o caminho mais utilizado. Entretanto, é necessário encontrar os fornecedores do material buscado, nesse caso, o papelão.

Existem diversas maneiras de se encontrar o insumo necessário, porém uma coisa é certa: a tecnologia facilita a prospecção. Por isso, a Polen – Solução e Valoração de Resíduos é um dos principais catalizadores desse processo. Focada em dar soluções para os resíduos empresariais, nossa empresa apresenta a Plataforma da Polenplataforma online que faz a conexão entre as organizações que geram resíduos e as que estão dispostas a comprá-los, em todo o Brasil.

Dessa maneira, nossa marca inspira a transformação na forma como os resíduos são tratados, assumindo o posicionamento de trazer valor comercial para esse segmento por meio de uma plataforma online, repleta de tecnologia, que permite que esse processo ocorra com facilidade, segurança e muita agilidade.

Na Plataforma o cadastro gratuito e, por lá, nossa equipe de consultores especialistas auxiliará sua empresa a encontrar o fornecedor de papelão ideal – ou qualquer outro resíduo desejado -, acompanhando a negociação e criando uma ponte para que essa transação aconteça de forma rápida e eficiente. Você também pode cadastrar sua empresa como fornecedora para vender possíveis sobras dos processos da reciclagem de papelão.

Caso os participantes da negociação não possuam transporte, é possível contratar transportadoras parceiras da Polen na Plataforma. Além disso, para garantir a maior segurança possível, também possível contratar seguradoras parceiras para os resíduos.

Após certo tempo de transações sua empresa recebe o Selo Polen, uma certificação de que a ação foi sustentável, comprovando que houve um compromisso, tanto com o meio ambiente quanto com a sociedade. O selo ainda vem acompanhado de um relatório de sustentabilidade no modelo GRI (Global Reporting Initiative) com dados valiosos para comprovação dos processos sustentáveis da sua empresa para seus clientes finais.

Cadastre-se gratuitamente na Plataforma!

Entendeu como funciona a reciclagem do papelão? Se o texto ajudou na sua compreensão sobre o tema, compartilhe e ajude mais pessoas a compreenderem o assunto!

Baixe agora o ebook gratuito "Como a Comercialização de Resíduos pode revolucionar o Supply Chain Management"

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *