Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

6 vantagens em ter mais de um comprador de resíduos

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

6 vantagens em ter mais de um comprador de resíduos

6 vantagens em ter mais de um comprador de resíduos

A venda dos resíduos como matéria-prima secundária gera muito valor para as empresas. Entretanto, depender apenas de um comprador torna o modelo mais frágil. Então, por que não aproveitar ao máximo essa ótima ideia? Neste texto, explicamos porque é melhor diversificar seus compradores de resíduos através de 6 vantagens importantes. Confira!

1 – Maior possibilidade de vender os resíduos

Imagine que a sua empresa tenha apenas um comprador de resíduos. Em determinado momento, seu processo gerou uma quantidade que não está de acordo com o ciclo de produção do seu comprador. Então, ele não precisa fazer a compra. O que você faz?

Com apenas um comprador, a sua empresa pode encarar esse problema com alguma frequência. O comprador pode ter inúmeros motivos para não fechar o negócio e o resíduo não irá se movimentar.

Por outro lado, ao ter mais de um comprador, o resíduo irá ter muito mais chances de saída. Se um dos compradores não precisa, outro talvez precise e assim por diante. Ao se cadastrar na Polen – Solução e Valoração de Resíduos, você tem à disposição uma gama enorme de compradores, aumentando a probabilidade do seu resíduo ser comprado.

2 – Redução de custo no armazenamento dos resíduos

Com mais de um comprador, como explicamos, a garantia da saída constante dos resíduos é bem maior. Dessa forma, o tempo de armazenamento e acondicionamento dos resíduos é menor, evitando o saturamento dos pátios. Sendo assim, não se torna necessária a presença de um funcionário diário na manutenção e organização do espaço, representando corte de custo e ganho logístico.

3 – Possibilidade de negociar um melhor preço

Ter mais de um comprador pode gerar uma leve competição e um aumento de preço dos seus resíduos, seguindo um dos maiores dogmas do mercado. Pense bem, se mais de uma pessoa quer comprar um recurso limitado, o que acontece? Os interessados aumentam o preço da oferta para garantir que o material será adquirido.

Ter apenas o contato de um comprador fixo tira o poder de barganha da sua empresa. Afinal, se o comprador não quiser o que mais você irá fazer?

Por outro lado, ao ter mais de um comprador, aumenta também a capacidade de negociar com muito mais firmeza e propriedade. Se ele não quiser comprar da sua empresa, sempre existe outro.

4 – Encontrar melhores opções

Diversificar a base de compradores de resíduos possibilita o fechamento de melhores negócios

Diversificar a base de compradores de resíduos possibilita o fechamento de melhores negócios

Existem outros determinantes na comercialização de resíduos sem ser apenas o preço. Por exemplo, ao se abrir para outros compradores, você pode encontrar uma empresa mais perto, o que irá facilitar e agilizar como é feito o transporte dos resíduos.

Apenas explorando mais de um comprador que sua empresa pode encontrar o mais adequado.

5 – Ter maior segurança

Esse conceito é pego emprestado da carteira de investimentos. Se o investidor compra apenas uma ação e a empresa sofre, ou quebra, todo o recurso dele é perdido. O mesmo acontece com os compradores de resíduos.

Não adianta ter apenas um comprador fixo e pensar que é o suficiente. Se você aposta toda a sua ficha em um único comprador e ele não pode mais adquirir os seus resíduos, o que acontece com a sua empresa? Será necessário movimentar os resíduos de uma nova forma, o que leva tempo até estabilizar.

Com mais de um comprador, mesmo que um deles caia, os outros conseguem manter o fluxo de resíduos saudável até que se encontre outro.

6 – Maior versatilidade dos contratos

Ao ter apenas um comprador, o contrato irá ser da maneira que mais adeque a ambos, podendo ser semestral, anual, trimestral ou mensal. Com mais fornecedores, você tem mais espaço para variar esses contratos. Sua empresa pode escolher o que é melhor para ela, podendo ter um “mix” de todos ou alguns deles, dependendo do ritmo de produção, das condições de pagamento ou do que for mais importante.

Essas são as vantagens em ter mais de um comprador de resíduos. A ideia por trás dessa lógica é a mesma de porque é importante para uma empresa não ser fornecedora exclusiva de outra. Isso pode parecer ótimo no papel, mas além dela ter não ter muito poder, depende da outra para que seu negócio tenha sucesso. É um modelo frágil.

Isso não precisa acontecer com a sua cadeia de compra de resíduos. Sua empresa pode fazer parte de uma plataforma de comercialização de resíduos, de modo a garantir o maior número possível de compradores. Leia o artigo “7 benefícios sobre compra de resíduos através da Polen que reduzem seus custos” e entenda!

Cadastre-se gratuitamente na Plataforma da Polen!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *