Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

3 práticas para tornar sua indústria sustentável

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

3 práticas para tornar sua indústria sustentável

3 práticas para tornar sua indústria sustentável

Antes de se entender como tornar sua indústria sustentável, é preciso entender o que é sustentabilidade.

A sustentabilidade pode ser definida, segundo a Comissão Brundtland, como: “O desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades.“ 

Na Eco 92 foi sintetizado que o desenvolvimento sustentável se baseava nos pilares econômico, ambiental e social: as ações necessitam ser economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas concomitantemente.

Assim, o uso consciente dos recursos e o abandono de hábitos errôneos com os bens finitos são iniciativas para diminuir os impactos deixados na natureza.

Porém, algumas indústrias não sabem como aplicar práticas e estratégias sustentáveis nas sua rotinas. Pensando nisso, preparamos este conteúdo com 3 práticas que podem ser aplicadas no setor industrial. Confira!

Como ter uma indústria sustentável?

Seja uma indústria onde se trabalhe com imã de neodímio, blindagem automotiva ou disco abrasivo, é possível aplicar a sustentabilidade. Veja a seguir 3 dicas práticas para uma indústria mais sustentável:

Aplique sistemas de reaproveitamento de água

Com o alto consumo de água por parte das indústrias, o setor começou a adotar medidas para o reuso e utilização consciente. 

Apesar de ser uma técnica usada em bairros, o aproveitamento das chuvas, por exemplo, também pode ser utilizada pelas indústrias.

Para isso, é só armazenar a água em grandes reservatórios ou caixas com boa capacidade e usar para lavagens, regar plantas, limpeza em geral e nas descargas dos banheiros. 

O tratamento de efluentes também é uma possibilidade. Grande parte das médias e pequenas empresas aplicam essa medida.

O lançamento de efluentes não tratados em corpos aquáticos provoca desequilíbrio nos ecossistemas, consumindo oxigênio em seu processo de decomposição. A grande quantidade de nutrientes presentes nesses resíduos acaba resultando na proliferação de algas, o que leva à redução do oxigênio na região e o sufocamento de peixes.

Dessa forma, tratar os efluentes é fundamental para destiná-lo corretamente e sem impactos no meio.

Venda resíduos sólidos para reciclagem

Com os processos de venda dos resíduos sólidos gerados na produção para reciclagem, se torna possível diminuir o consumo de matérias-primas, diminuir a emissão de gases e poluição da terra, ar e das águas, cortar custos com aterros sanitários e ainda fazer receita!

No mercado existem indústrias que trabalham para reciclar sobras de materiais como papel, plástico, resíduo eletrônico, vidro, alumínio e outras categorias que são usadas nas indústrias, transformando-os em matéria-prima secundária e evitando sua disposição no meio ambiente. Paralelamente, existem empresas que trabalham para facilitar o encontro entre a indústria geradora com um comprador qualificado para seus resíduos. 

Um exemplo é a Plataforma da Polen, plataforma online que conecta indústrias que geram resíduos com empresas que os compram e utilizam como matéria-prima, funcionando como um Mercado Livre dos resíduos. Essas plataformas são ideais para você fazer a venda dos seus resíduos com facilidade, agilidade e segurança, tornando sua indústria mais sustentável enquanto corta custos.

Assista à sequência de webinars gratuitos: “10 anos de PNRS e Logística Reversa: como está a transição para a Economia Circular?”

Descarte corretamente os resíduos químicos e metais pesados

Resultantes de processos industriais como a fabricação de solventes, os resíduos químicos e metais pesados – como o mercúrio – são altamente tóxicos e podem ser fatais a diversos seres vivos, inclusive humanos. O tratamento inadequado acarreta na disposição dos materiais em rios, córregos e lagos. O resultado é a contaminação do curso das águas e a morte de animais aquáticos.

Para não fazer parte disso, substitua produtos e matérias-primas pela versão ecológica possível. Os metais pesados devem ser destruídos com soda cáustica e armazenados em galões. Já os cianetos precisam passar pelo processo de agitação, também com soda cáustica, e somente após a neutralização podem ser descartados.

Faça sua indústria mais sustentável

Em todos os casos é fundamental se informar se o local de tratamento ou descarte possui as condições e licenças necessárias para receber tais categorias de resíduos.

Esse conjunto tem a capacidade de alterar positivamente a imagem da sua indústria diante dos clientes e fornecedores, diminuir os custos e ainda colaborar com o meio ambiente.

Gostou das nossas dicas? Aplique agora mesmo e tenha uma indústria muito mais sustentável.

Texto redigido por Matheus Vasconcelos do Blog Soluções Industriais

Fontes 

Blog da Polen

Asalit

Tera Ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *