Avenida Pasteur, nº 154, 12º andar - Botafogo - Rio de Janeiro, RJ, Brasil
+5521991291074

Green Procurement: redução de custos e geração de receita com sustentabilidade

O Blog da Polen é um espaço exclusivamente dedicado ao compartilhamento, divulgação e publicação de notícias, artigos, colunas e relatórios sobre o universo dos resíduos sólidos no Brasil e no mundo. Aqui você encontrará conteúdo relevante, escrito por profissionais com experiência e vivência no setor. Dentre as pautas a serem abordadas, estão: guias de boas-práticas na gestão de resíduos; legislação e regulação do setor; novas tecnologias, soluções e aplicações para o reaproveitamento, reuso e reciclagem dos resíduos; economia-circular; logística-reversa e muito mais!

Green Procurement: redução de custos e geração de receita com sustentabilidade

Green Procurement: redução de custos e geração de receita com sustentabilidade

Você já ouviu falar em Green Procurement?

Vivemos um momento de grandes mudanças na forma como as empresas fazem negócios. O processo é desencadeado fortemente pela revolução tecnológica e cultural pela qual estamos passando, a tão alardeada Indústria 4.0. Dentre os aspectos mais relevantes desta mudança em curso está a incorporação nas atividades empresariais de práticas e processos mais sustentáveis.

A Cadeia de Suprimentos é um dos ambientes empresariais mais fartos para incorporação de práticas sustentáveis. Desde processos de logística reversa até trabalhos de eco-design no desenvolvimento de produtos, o universo para a adoção de práticas menos agressivas ao meio ambiente é vasto e criativo. Quando falamos de cadeia de suprimentos e sustentabilidade, falamos de Green Procurement.

Após ler este texto, você entenderá o significado desse termo, como ele influencia na redução de custos e geração de receita para sua empresa e sua relação com sustentabilidade.

 

O que é Green Procurement?

 

Green Procurement é a aplicação de práticas de compras empresariais que causem o menor dano adverso ao meio ambiente e à sociedade promovendo a qualidade dos produtos e serviços e mantendo a competitividade dos preços.

Quando colocamos desta forma, parece impossível que consigamos conjugar as atividades de suprimentos com aspectos de sustentabilidade ambiental e social, pois este departamento sempre esteve ligado a uma visão de redução de custos e eficiência, e a sustentabilidade sempre foi vista como um aspecto que exige investimento das empresas. Entretanto, em diversos países do mundo este trade off está sendo superado com soluções inovadoras e uma nova visão para a área de suprimentos das empresas.

Green Procurement como gerador de bons negócios e de receita

 

Trabalhos atualmente executados em empresas como ARM, 3P, WRAP, SMART dentre outras mostra que a adoção de padrões mais elevados de sustentabilidade junto a fornecedores têm provocado grandes economias de custo às organizações. Isto acontece porque tais padrões levam as empresas a produzir com menor uso de recursos gerando, assim, menos custos para elaboração do produto final. Sendo assim, geram SAVING! E com isso melhores resultados para os gestores de compras dessas empresas.

Outro aspecto relevante destes trabalhos de Green Procurement é a contínua preocupação com o tratamento de resíduos, especialmente os resíduos sólidos. Estas empresas perceberam o grande impacto que seus resíduos e os resíduos de seus fornecedores causavam ao meio ambiente e começaram a verificar formas de melhor destinar aos mesmos.

O que muitas destas empresas não imaginavam descobrir é que tais resíduos possuem valor comercial para outras atividades econômicas e não precisavam ser simplesmente descartados. Estes produtos poderiam ser comercializados e gerar RECEITA para organização. Isso mesmo, RECEITA!

Tendo em vista esta perspectiva, tais empresas começaram a desenvolver novos fornecedores para coleta, tratamento e comercialização de resíduos em suas organizações e para toda a sua cadeia de suprimentos. Tal processo trouxe uma nova percepção de geração de valor ao trabalho desempenhado pelas áreas de suprimentos destas empresas. Além de grande “gerador de saving” o departamento passou a trazer receita para estas organizações, empregando o conceito mais amplo de Strategic Sourcing, o desenvolvimento de bons negócios e de inovação.

Uma mudança necessária nos departamentos de suprimentos do país

 

Esta ainda não é uma realidade tão presente nas organizações brasileiras, mas é uma necessidade que invariavelmente diferenciará as empresas que estão pensando no futuro e as que estão presas às atividades de compras tradicionais. Como mostra trabalho da Cadarn Consultoria, as metas tradicionais de saving ainda são as mais relevantes e muitas das atividades de suprimentos não são vistas como estratégicas, uma realidade que precisa ser analisada e discutida para ser melhor trabalhada.

O desenvolvimento do Strategic Sourcing e a incorporação de práticas de Green Procurement, como a adoção de tratamento adequado e comercialização de resíduos sólidos dentro da Cadeia de Suprimentos, pode não só fazer com que a empresa tenha grandes economias de recursos, proporcionando savings, como também o desenvolvimento de inovações e a geração de receitas.

Sabemos que o processo pode ser encarado como complexo e que a cultura empresarial em nossas organizações ainda precisa evoluir muito até atingirmos tal patamar. Entretanto, trabalhos consistentes de novas tecnologias como a Polen podem tornar a aplicação de tais iniciativas mais fáceis e rápidas por parte das empresas.

Na plataforma da Polen compradores e vendedores de resíduos têm um ambiente único para comercialização de resíduos, bem como para aquisição de créditos de logística reversa. A empresa analisa as condições de cada organização e promove a orientação adequada para a melhor destinação dos resíduos gerados em consequência da atividade produtiva das companhias e de seus fornecedores

A aproximação de empresas nacionais com organizações inovadoras como a Polen é o aspecto que permitirá, em minha visão, um novo passo para o desenvolvimento de uma área de suprimentos mais estratégica e geradora de valor em toda a Cadeia de Suprimentos.

Comece a implementar o Green Procurement agora mesmo, se cadastrando gratuitamente na Polen e entrando em contato com a Cadarn Consultoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *